Escolha de uma História
Ao decidir começar uma nova história, pense nos temas que vai querer explorar com sua personagem. Você quer que ela seja uma guerreira valente que luta pelo povo que ela tanto ama? Ou prefere que ela resolva problemas difíceis sem recorrer a soluções “fáceis” como a violência?
Assim como as jogadoras, o Mestre também
segue regras para criar as próprias histórias e
recompensar todos os Heróis que estão no jogo,
em vez de uma única pessoa
Você poderá mudar as histórias posteriormente, mas tente escolher algo que lhe pareça divertido e interessante. Também converse com o Mestre. Pode ser que ele tenha ideias para uma história perfeita para você.
Começo de uma História
Cada Herói só pode ter uma História Heroica por vez, começando pela história estruturada por você no momento em que o Herói é criado. Ao resolver ou abandonar uma história, os Heróis podem passar para a próxima narrativa. Os jogadores podem ficar à vontade para tomar nota das histórias que talvez queiram desenvolver no futuro, mas é bom que seus Heróis continuem focados na história atual.
Para começar a escrever uma história, a jogadora deve inventar um nome conciso que servirá de lembrete conceitual para aquilo que sua Heroína deseja realizar. Esse será o mantra que a Heroína repetirá para não se perder:
• Absolvição: Meu lar foi destruído por negligência minha; não deixarei que isso volte a acontecer.
• Vingança: Vou cuidar para que eles paguem pelo que fizeram comigo.
• Depois de anotar o conceito, você poderá escrever o final ou objetivo.
Depois de anotar o conceito, você poderá escrever o final ou objetivo.
Como Alcançar um Objetivo
O objetivo de uma história tem dois aspectos. O primeiro é o final, uma ação específica que sua Heroína terá de fazer para terminar a história. É bom você saber, sem sombra de dúvida, quando sua história estará completa. Os finais não guardam suspense algum para os jogadores e, mesmo sendo recomendável que o fim sinalize o resultado desejado pelo jogador, pode ser que a Heroína não saiba o que a espera. Portanto, geralmente é melhor redigir o final em terceira pessoa:
• A peste que aniquilou o povo de Samuel está de volta, mas desta vez ele faz alguma coisa a respeito.
• Hector jaz morto aos pés de Leannán.
• Elias descobre a ligação entre Ingrid e Helmuth.
Escreva uma frase que possa se traduzir numa ação e que defina o que sua Heroína precisa fazer. Você não precisa determinar cada detalhezinho agora, apenas uma ideia geral do que sua Heroína pretende conseguir. Os finais devem ser flexíveis e possibilitar alterações de maneira a garantir que continuem atingíveis. Se descobrir que seu final é inatingível, a Heroína deve ser capaz de alterá-lo. A jogadora deve cooperar com o Mestre para determinar um final pertinente.
A segunda parte do objetivo é a recompensa. As Histórias Heroicas concedem novas Vantagens, aumentam valores de Atributo ou Perícia, ou então alteram uma Peculiaridade. Ao redigir seu objetivo, faça questão de incluir o que sua Heroína quer ganhar com a História e faça de tudo para seguir rumo a esse objetivo durante a história. A recompensa de uma História pode ser um ponto extra numa Perícia ou Atributo, ou então uma nova Vantagem. Da mesma maneira que a redação do final, a recompensa deve ser explícita:
• Trata-se de uma história de quatro passos que levará Samuel a adquirir a Vantagem de 4 pontos Operador de Milagres.
• Trata-se de uma história de três passos que levará Leannán a conseguir Grau 3 em Mirar.
• Trata-se de uma história de três passos que dará a Elias a oportunidade de se livrar de sua Peculiaridade de Roceiro.
Próximo Passo
Saber qual é o objetivo ajudará você a saber qual será o final, mas, às vezes, a estrada até lá não é clara. É aí que entram os passos, cada uma das ações que colocam você a caminho de seu objetivo. Assim como o objetivo, cada passo deve ser algo alcançável. Diferentes dos objetivos, porém, os passos podem ser tão detalhados quanto você quiser.
Durante a criação do Herói e toda vez que você inventar uma história nova, você só precisará saber qual é o próximo passo. Trata-se da ação que colocará você no caminho que leva a seu objetivo. Não se preocupe em delinear toda a sequência de passos de sua história, pois, como você verá, aquilo que precisa fazer muitas vezes será determinado por aquilo que acabou de realizar. Basta você se concentrar no que está logo à frente de seu Herói.
Ao redigir um passo, escreva uma frase breve para deixar claro qual é a próxima coisa que seu Herói precisa fazer para avançar na história:
• “Tratar meu primeiro paciente na Áki Klinikka.”
• “Interrogar Degarmo.”
• “Cofirmar um boato sobre o paradeiro de Ingrid.”
Completado esse passo, a jogadora poderá redigir o próximo quando bem entender. Pode fazê-lo logo após completar um passo ou esperar um pouco. Até redigir o próximo passo, ela não poderá avançar rumo a seu objetivo. Se seu próximo passo se tornar inatingível por algum motivo, ela poderá removê-lo da lista e escrever um novo passo para substituir aquele que perdeu.
Se, no decorrer de uma história, a Heroína perceber que terá de conseguir alguma coisa antes de cumprir seu próximo passo, essa ação não poderá se transformar num passo novo. A Heroína precisa continuar focada em sua história e fugir da tentação de divagar.
Recompensa da Jornada
A história traz recompensas quando você chega ao final e cumpre seu objetivo. A quantidade de passos numa história determina o tipo de melhoria que sua Heroína receberá.
• As Perícias exigem uma quantidade de passos igual a seu novo Grau. Uma nova Perícia de Grau 1 exige um único passo; melhorar uma Perícia de Grau 4 pede uma história de cinco passos.
• As Vantagens exigem uma quantidade de passos igual a seu custo. Uma Vantagem de 1 ponto só exige um passo; uma Vantagem de 5 pontos pede uma história de cinco passos.
• Para mudar uma Peculiaridade, são necessários três passos. A Heroína poderá trocar qualquer Peculiaridade que já possua por algo diferente ou totalmente novo. Você não poderá ter a mesma Peculiaridade em duas ocasiões diferentes.
• Para mudar seus Arcanos, seja a Húbris ou a Virtude, você vai precisar de quatro passos. Os Heróis só podem ter uma Húbris e uma Virtude por vez.
• Para transferir um Grau de um Atributo para outro – de maneira que um aumente e o outro diminua –, você vai precisar de quatro passos.
• Para aumentar um Atributo em 1 Grau, você vai precisar de cinco passos, mas só poderá fazer isso poucas vezes. Mais detalhes no quadro “Alteração de Atributos”.
• Para se livrar de Corrupção, você vai precisar de cinco passos. A redenção não é fácil nem ligeira.
Você pode aumentar os Graus de seus
Atributos, mas só até certo ponto. Você pode
ter, no máximo, um total de 15 Graus nos
Atributos. Você pode redistribuir os Graus,
mas nunca poderá ter mais de 15 no total.
Além disso, nenhum Atributo pode passar do
Grau 5.
Pontos de Partida
Apresentamos a seguir alguns exemplos de histórias, para facilitar as coisas para você. Cada história traz algumas possibilidades de finais e sugestões para os primeiros passos. Elas podem e devem ser adaptadas a seu Herói, mas talvez sirvam como pontos de partida:
• Amnésia
• Maldição
• Caçada
• Amor Perdido
• Obrigação
• Rivalidade
• Romance
• Vendetta
Última edição por Teach em Qua 09 Ago 2017, 16:12, editado 2 vez(es)