Antes de começar o Kavita, os duelistas concordam nas apostas e decisão do tópico. Há três temas aceitáveis para o Kavita em companhia cizilizada: mutakārib (mu-tá-ká-Ribi; Heroico), ramal (religioso/didático) e hazadj (romântico).
Mutakārib lida com contos e feitos Heroicos. Histórias épicas de Heróis de até mesmo fora do Império do Crescente são bastente usadas. O assunto pode ser o própria poeta se auto-promovendo e se gabando.
Ramal lida com parábolas religiosos assim tópicos educacionais. O Grande Poeta Damu preferia esse tema e muitos poemas contêm um fragmento de sua poesia original assim como as linhas do último Testamento do segundo profeta. Se o poeta se escolhe como assunto, ela diz contos de auto descoberta e qual seu relacionamento com al-Musawwir ou o mundo natural.
Hazadj lida com romance e amor. Parábolas de secrifício, traição e dever guiam as palavras do Kavitas de hazadj. Etiqueta ditam que esses poemas devem ser castos e com amor puro, apesar de contos indecentes que causam a audiência a ofegar em choque pode ser efetivo. Se o assunto é o próprio poeta, ele conta sobre seus problemas de amor para todos verem, mas no fim o amor supera tudo.
Etiqueta
O grande poeta persa Damu desenvolveu os protocolos e etiquetas usados até hoje a quase um século atrás. Como um professor para muitos estudantes brilhantes, ele odiava ver pupilos promissores resultando em violência para resolver disputas poéticas. Nesse tempo, Kavitas não estavam limitados a três Bayts e muitos duravam por dias. Damu percebeu que isso se tornou um desafio para o corpo e não só para a mente. Para encorajar seus estudantes a melhorar suas palavras, ele declarou que , Kavitas não deveria durar mais que um por do sol no máximo e três Bayts no mínimo.
Estilos diferentes se desenvolveram com o passar dos séculos, e Kavi (duelistas competitivos) geralmente foram aceitos em uma escola ou outra. As escolas são informais; alguns Kavi dividem a escola de sua Nação, apesar que devido as peregrinações dinistas os estilos viajaram para todo o Império do Crescente e além.
Nobres e mercadores ricos propensos a dramatização podem ser benfeitores de um Kavi. Um Benfeito pode pedir ao Kavi que ele apoia para ir em seu lugar. As apostas são pagas pelo Benfeitor e não pelo Kavi.
Estrangeiros
Skalds de Vestenmennavenjar praticam o Kavita. Os invasores de Ragnar Odinsson visitaram o Império do Crescente antes de colonizar Montaigne e trouxe com eles as regras do Kavita para Théah. Skalds famosos possuem uma posição respeitada no império, apesar das óbvias diferenças culturais. Alwarithli são conhecidos por realizarem Kavitas "casuais", popular para os vesteneses, para a honra de duelar contra um mestre Kavi skald.
Poetas vodatianos tentaram recriar essa arte dentro de suas fronteiras. Um famoso (ou melhor, infame) incidente na Corte Real de Iskandar tem manchado a reputação de Vodacce no Império do Crescente. Um poeta ambicioso em particular, Piero Taglieri, começou rápido demais e tropeçou em suas próprias palavras, repetindo linhas e sendo incapaz de criar um Bayt compreensível.
Um poeta do Crescente muitas vezes acusa seus oponentes de "comer massa vodatiana" durante um Kavita, que basicamente significa fazer barulos rudes e asqueroso e fora isso não dizer nada de importância. O ditado zomba de Taglieri e da terrível etiqueta ao comer dos vodatianos, mostrando quão duradouro os efeitos de um Kavita pode ser.
Tabu
É um tabu participar em um Kavita em um lugar sagrado dinista. Praças públicas não tão longe das mesquitas dinistas geralmente possuem um palco preparado (mesmo que seja duas pedras elevadas) para que os Kavi possam ser vistos e escutados na multidão.
Sacar suas armas uma vez que o Kavita tenha terminado é um ato vil apenas feito por Vilões. É esperado que o perdedor aceite sua derrota e comece a remediar imediatamente. O vitorioso pode escolher recusar os espólios sem desonrar o perdedor ou o vitorioso.
Como Funciona
Uma vez que dois oponentes tenham concordado com um Kavita, eles devem escolher um juiz, ou um juri com até seis juízes se os dois não chegarem a um acordo. Juízes frequentemente são membros respeitados da sociedade como Beis, muftis, avôs e parecidos. Os juízes decidem o local do duelo e oficializam todos os aspectos do duelo.
Poemas são julgados como um todo, mas um juiz pode impactar o resultado de um Bayt ao recompensar um Dado Bônus a seu poeta favorito, ou um poeta que o tenha impressionado. Isso pode não parecer justo, mas reflete a confiança que pode ser ganha de um aceno de aprovação, uma sutil piscada ou o aplauso da audiência.
O desafiado escolhe o tipo de poema dos três temas aceitáveis: mutakārib, ramal e hazadj.
Aposta
Antes de um Kavita começar, cada Kavi faz sua aposta em Pontos Heroicos. Um Herói pode apostar qualquer quantidade de Pontos Heroicos equivalentes a sua Reputação. Um Herói sem Reputação pode apostar pelo menos 1 Ponto Heroico. Se um Vilão participa de um Kavita, ele aposta Pontos de Perigo. É esperado que ambos os participantes apostem a mesma quantidade — o desafiado que escolhe a quantidade.
As recompensas podem ser simples como humilhação pública, até servidão temporária e até a mudar de nome para o mesmo que seu oponente. A tradição dita que servidão por perder um Kavita não deve passar de 1 ano. O que está em jogo deve ser proporcional à quantidade de Ponto Heroico apostado — uma aposta menor significa ganho menor.
Se um jovem e animado Kavi desafia um poeta renomado, ele pode esperar ser motivo de risadas e negado o desafio (afinal ele não poderá pagar a quantidade de apostas que o poeta pediria). Se o jovem puder incitar o Kavi a desafia-lo, desse modo, ele pode estabelecer a aposta.
Rivalidades amigáveis existem e desafios informais são muitos. Isso permite um poeta a oportunidade de melhoras sua habilidade. Um espadachm pratica com sua lâmina, o Kavi trabalha para afiar sua língua. Nesse caso não há aposta nem perca de Reputação no final do duelo.
O Duelo
Dentro da estrutura dos Kavita, a duração é sempre limitada. Três Bayts (versos) são a duração padrão, apesar de que intensas ou rivalidades de longa data algumas vezes pedem por um final mais épico. Todo Kavita deve finalizar antes do sol se por.
Cada Kavi decide por si mesmo que Atributo usar para o Kavita, e que Perícia usar em cada Bayt, e nenhuma Parícia deve ser usada mais de uma vez. Cada Kavi descreve o Bayt e o Kavi reune os dados: Atributo+Perícia+Reputação.
Qualquer Kavi que tenha o maior número de apostas vence aquele Bayt, ganha Dados Bônus para o próximo Bayt e caminha em direção a vitória. Caso seja um empate, o Kavita prossegue para o próximo Bayt sem bônus. Se um Kavi a qualquer momento é incapaz de fazer quaqluer Aposta para algum Bayt, ele cai fora; ele não consegue articular suas palavras e perde independente de sua performance nos turnos anteriores. Essa é a pior maneira de se perder um Kavita, visto por muitos como pior do que se tornar um servo.
No evento de uma empate geral, o Kavita continua para morte súbita. O Kavi depende apenas de seu talento e rola um Atributo e uma perícia a sua escolha (mas lembre-se, nenhuma Perícia pode ser usada duas vezes em um Kavita, e essa regra se mantem). Vilões Kavi perdem 1 dado a cada turno da morte súbita. Se eles empatarem no Bayt de morte súbita, ambos os Kavi seguem para mais um verso. Isso continua até um conseguir a vitória sobre o outro, ou ambos concordarem em terminar o Kavita em um empate.
Vencendo
O vencedor do Kavita ganha todos os Pontos Heroicos apostados (ou converte eles em Pontos de Perigo, se o vencedor é um Vilão). Se um Herói derrota um Vilão em um Kavita, ela pode escolher sabotar a Influência do Vilão — Cada Ponto Heroico que escolher não pegar reduz a Influência do Vilão em 1. Além disso, o vencedor do Kavita tem qualquer uma das suas Reputações aumentadas em 1 ou ganha uma nova Reputação. O perdedor do Kavita perder todos os pontos Heroicos apostados. E também, reduz os Dados Bônus de todas as suas Reputações em 1.
Um vencedor é declarado com o placar final do poema criado.
• O vencedor do primeiro Bayt recebe 1 ponto e 1 Dado Bônus para ser usado em qualquer Bayt seguinte.
• O vencedor do segundo Bayt recebe 1 ponto e 1 Dado Bonus para ser usado em qualquer Bayt seguinte.
• O vencedor do terceiro Bayt recebe 2 pontos.
O resultado de um Kavita varia. Alguns tem consequências imediatas e vergonha momentâneo, enquanto outros tem resultados que abalam a linhagem familiar inteira ao colocar o Kavi em servidão ao vencedor. É esperado que um Herói trate isso com honra e não abuse de seus servos. Penalidades comuns em um Kavita são (da menor para a pior):
• Realizar uma tarefa humilhante — por exemplo, um nobre ser garçom de uma festa de camponeses por uma noite.
• A perda de uma reputação — vendedores podem dar descontos piores, guardas com menos chances de fazer vista grossa para suas infrações, etc.
• Servidão temporária ao vencedor — muitas vezes visto com uma punição menor do que as abaixo, já que provê ao Kavi perdedor a chance de recuperar a sua honra.
• Adiciona o nome do vencedor ao final do seu nome com 'aqall min antes (ak-ka-la-men, katabico para abaixo de). Por exemplo Mina bint Aysun perdendo para Sayim ibn Hadid se tornaria Mina bin Aysun 'aqall min Sayim.
• O mesmo que o acima e ter esse nome carregado por toda sua linhagem até o final dos tempos.
Metralhadora de Palavras
Jogadores devem providenciar os versos de seus poemas e Narradores são encorajados a recompensar suas criatividades. Surpreenda os outros jogadores. Floreios e jogadas de palavras ajudarão a mergulhar na Cena e providenciar uma experiência satisfatória. Não se preocupe se você não é tão eloquente quanto seu personagem. Tente, você pode descobrir que tem mais talento do que imaginava! Narradores são encorajados a recompensar Dados Bônus a jogadores que se esforçarem para recitar igual um verdadeiro Kavi.
Exemplo de Kavita
Mina está realizando uma Kavita com o Vilão Sayim ibn Hadid. Sayim exigiu uma Kavita na presença da corte de Iskandar. As apostas: Servidão por um ano. Mina concorda e decide que o tópico do poema será mutakārib.
O Jogador e o Narrador reúnem seus dados e dividem eles em 3 Bayts.
Mina tem Reputação 3 e quer apostar 3 Pontos Heroicos. Se ela vencer, ela recebe 1 Reputação adicional assim como 3 Pontos Heroicos adicionais.
O Narrador e o Jogador decidem em usar Panache e Atuar para esse primeiro Bayt. Eles narram a entrada no palco na primeira postagem e rolam os dados. Mina tem 4 em Panache e 4 em Atuar. Ela ganha um Dado Bônus por usar uma Perícia ímpar para cada Bayt. Sayim tem 8 Pontos de Força como Vilão.
Com os dados rolados, percebe-se que Mina tem 5 Apostas. Mina começa seu poema sobre um Herói camponês lutando contra um Xá injusto. Sayim combate com uma conto de um nobre acabando com uma rebelião vil. Mina teve mais apostas que Sayim (que teve 4 com seus 8 dados), vencendo assim o primeiro Turno e recebendo 1 dado para usar num próximo Bayt e 1 ponto de vitória. Mina já rola os dados para o segundo Bayt, assim como o Narrador.
Para o segundo Bayt ela escolheu Arte da Guerra. Ela possui Grau 2. Mas ela rolou apenas 3 apostas. Sayim começa com as batalhas do nobre contra as massas e seu dever para o bem da Nação. A postagem seguinte de Mina combate com a história de um nobre traiçoeiro que trai o Herói campones para o Xá. Com apenas 3 Apostas ela não passa das 4 Novas Apostas de Sayim. Ele recebe 1 ponto de vitória e 1 Dado Bônus. Novamente, Mina e o narrador já rolam os dados para o terceiro Bayt.
Para o Bayt Final, ela opta por Convencer com Grau 3. O Jogador rola 8 Dados (Panache 4 + Convencer 3 + Perícia Ímpar) e o Dado Bônus adicional que ganhou no primeiro Bayt. Sayim finaliza seu conto com o nobre acabando com os rebeldes e trazendo a paz para a Nação; Mina termina seu conto com o nobre traidor sendo um fraco bajulador e como o Herói campones prevalece contra o Xá injusto, libertando seu povo da tirania. Mina teve 6 Apostas enquanto Sayim apenas 5. Mina recebe 2 pontos de vitória por vencer o Bayt Final e Sayim perde muito com isso tudo.
Sayim aceita seu destino e aceita ser um servo por um ano. Mina educadamente recusa esse prêmio e aceita o aumento de Reputação. O jogador quer diminuir a influência do Vilão em vez de recuperar seus 3 Pontos Heroicos, reduzindo por 3. Sayim se enfurece e Mina é a alegria da corte.
Última edição por Teach em Qui 01 Fev 2018, 19:13, editado 1 vez(es)