O Que é um Marinheiro?
A profissão de marinheiro demanda uma série de habilidades. Ele precisa ter mãos de marujo (força), coração forte (saudável) e colhões de ferro (coragem), caso contrário não terá utilidade. Precisa aprender a atar dezenas de nós diferentes, saber trabalhar com lona para remendar velas avariadas, ter um equilíbrio incrível e pés ligeiros para percorrer o cordame do navio e ser capaz de continuar trabalhando com balas de canhão voando sobre sua cabeça ou no meio de uma tempestade que tenta arrancá-lo do convés.
A habilidade que não tiver ao subir a bordo, o marinheiro vai adquirir bem rápido. Muitos grumetes começam a viagem sabendo quase nada, pois passaram a vida toda num vilarejo. Entram para a tripulação, passam meses no mar e voltam completamente diferentes. Os marinheiros costumam aprender a ler no mar (não há muito a fazer quando o vento não ajuda), avistam baleias e golfinhos (e criaturas marinhas bem menos amistosas), visitam portos no exterior e vivenciam culturas estrangeiras, aprendem matemática e novos idiomas, sobrevivem à inanição e à enfermidade, cultivam sua força e determinação, esquecem dinheiro no leito quente de uma rameira e voltam ao mar para recuperar o que perderam. Infelizmente, a vida romântica de marinheiro também tem vários aspectos nada românticos. Todo navio que se faz à vela retorna trazendo apenas parte de sua tripulação, depois de perder o resto graças à violência, às doenças, tempestades, à fome, sede, negligência ou acidentes. O marinheiro divide seu dia em três quartos de oito horas:
1º quarto: o marinheiro está integralmente em serviço
2º quarto: serviços leves/tempo para si
3º quarto: adormecido
O primeiro quarto corresponde ao serviço ativo e você desempenha suas funções a bordo do navio. No segundo quarto, você faz a refeição principal depois de cumprir seu turno, trabalha na costura (de velas e roupas), carpintaria (cortar e construir coisas para o mestre carpinteiro, como estais sobressalentes, polias etc.) ou ferraria (cinzelando balas de canhão, repondo as pederneiras das espingardas etc.). Você também pode dar uma mãozinha a outros subordinados do mestre de bordo, aprendendo uma nova função (é sempre uma boa ideia se tornar mais valioso). Você pode fazer ataduras para o cirurgião, descascar batatas para o cozinheiro etc. Aí, se sobrar tempo, você poderá ler (ou aprender a ler com um marinheiro alfabetizado), estudar ou fazer alguma outra coisa, dependendo do seu posto.
A bordo, você precisa dar conta do cordame a uma altura de quinze metros do convés e com ventos de 65 quilômetros por hora fazendo de tudo um pouco para você perder o equilíbrio, para não mencionar a chuva, o granizo e as ondas renegadas e tempestuosas. A comida geralmente está estragada, a água é podre e os oficiais não perdoam erros. É preciso evitar conflitos com outros colegas para não correr o risco de levar uma facada nas costas, acabar com a garganta cortada durante o sono ou ser empurrado lá do alto do cordame.
Se a nau travar combate, suas chances de sobrevivência vão despencar, a depender da bandeira do navio inimigo. Se o cirurgião de bordo não tiver os instrumentos necessários para tratar os ferimentos que você receber, prepare-se para sangrar até a morte antes mesmo que alguém perceba que você foi ferido. Mas, no fim da viagem, o pagador vai botar em suas mãos mais moedas do que você já viu na vida. Na verdade, com o dinheiro que ganhar em uma viagem, você poderia se aposentar com todo o conforto, se assim quisesse. Mas é claro que você geralmente vai torrar tudo com vinho e rameiras em algum porto estrangeiro, daí terá de empreender outra viagem para recuperar a fortuna que acabou de perder. Essa é a vida romântica de marinheiro.
Tipos de Marinheiros
Os marinheiros de Théah se dividem em quatro categorias fundamentais.
Os marinheiros mercantes são aqueles que usam suas embarcações para fazer negócios ou empreender outras atividades comerciais. Entre eles estão homens de negócios que trasladam cargas de um porto a outro e também pescadores, baleeiros e exploradores dos mares ocidentais. Também incluem profissões não tão respeitáveis, como o contrabando de mercadorias ou bebidas alcoólicas. Existem mais marinheiros nesta categoria do que em qualquer outra.
Os recrutas navais fazem parte da Marinha oficial de uma Nação, servindo como oficiais ou marujos a bordo de uma nau militar. Eles patrulham as águas ao redor do país, protegem comboios importantes, dão caça aos piratas e travam batalhas com outras armadas. É de conhecimento público que a vida a bordo de um vaso de guerra é ruim, mas existem exceções... geralmente quando se está sob as ordens de capitães competentes.
Os corsários formam uma categoria nada precisa de mercenários e imprestáveis. Fundamentalmente, são “piratas de aluguel” que têm a autorização de um governo para patrulhar os mares. Saqueiam os inimigos da Nação que os emprega, roubando dos países rivais para que as armadas mais formais não precisem sujar as mãos. Os corsários também servem de escolta e cumprem outras missões específicas. Os Lobos do Mar, com autorização da rainha Elaine de Avalon, são hoje os corsários mais conhecidos dos mares.
Os piratas são os predadores do mar: bandos de fora-da-lei que vagam ao sabor das ondas em busca de carregamentos para pilhar. Devem satisfações apenas a si mesmos, e a maioria entende que sua única obrigação é com os proveitos que arrancam de suas vítimas. Os perigos da vida de pirata são inumeráveis, mas nenhuma outra classe em Théah tem tanta liberdade. Como geralmente estão atrás das mercadorias que se encontram nos porões de seus alvos, eles raramente atacam com o intuito de afundar os navios, preferindo a aproximação e a abordagem. A reputação de sanguinários angarioulhes poucos amigos: as naus militares têm ordens para afundar todo e qualquer navio pirata avistado, e os piratas capturados costumam ser enforcados sem direito a julgamento. Apesar disso, nem todos eles são malévolos. O renomado pirata Gosse, por exemplo, era famoso por seus modos distintos, e a Irmandade da Costa, mesmo sendo implacável, introduziu uma noção rudimentar de honra — e os primeiros sinais de democracia — nos mares teanos.
Tripulação
Segue uma descrição resumida das obrigações de cada oficial e dos homens sob seu comando.
Capitão
O papel do capitão a bordo do navio varia de acordo com o mando. Nas embarcações da Marinha, ele é a autoridade suprema. Em muitos navios piratas, porém, sua autoridade é definida pelo estatuto da embarcação. Alguns estatutos permitem que o capitão atue apenas como general, tomando para si a autoridade somente quando o navio trava combate com outra nau, ao passo que outros lhe concedem a mesma autoridade que teria numa embarcação da Marinha. O capitão nem sempre é o marinheiro mais experiente a bordo (veja-se o mestre do navio), mas costuma ser o comandante mais habilidoso. Ele geralmente tem alguns oficiais sob seu comando direto:
Tenente(s): O tenente ou “imediato” de um navio é o segundo em comando. Ele auxilia o capitão e transmite as ordens ao resto da tripulação. O capitão pode ter vários tenentes, dependendo do tamanho do navio.
Mestre do Navio
O mestre do navio responde ao capitão e aos tenentes, mas, fora isso, tem o comando total da embarcação. O capitão dá as ordens ao mestre, e este garante que elas sejam cumpridas. Mas a principal obrigação do mestre é dirigir o navio. O capitão da nau geralmente atribui essa tarefa ao marinheiro mais experiente a bordo e, com isso, ganha o respeito da tripulação. O mestre tem alguns oficiais sob seu comando direto, e cada um deles se encarrega de uma das obrigações atribuídas ao mestre. É o que veremos a seguir.
Aprendiz de Mestre: O aprendiz de mestre é o marinheiro que está sendo treinado para ocupar a posição de mestre do navio.
Piloto: O piloto é o responsável por organizar as manobras do navio.
Oficial de Quarto de Navegação: Os oficiais de quarto de navegação ficam encarregados de cada um dos quartos de serviço do navio. Há pelo menos um desses oficiais encarregado de cada quarto, dependendo do tamanho da embarcação.
Intendente: O intendente administra as finanças da embarcação e é responsável pelos carregamentos e as provisões. Todos que lidam com as provisões
do navio, até mesmo o cozinheiro, devem satisfação ao intendente.
Despenseiro: O despenseiro é o ajudante do intendente.
Cozinheiro: O cozinheiro prepara as refeições no navio.
Contramestre
O contramestre é uma espécie de sargento de bordo. Ao tomar uma decisão, o capitão a comunica a um de seus tenentes. Esse tenente a transmite ao mestre do navio, que por sua vez, informa o contramestre. Por fim, o contramestre organiza um grupo de homens (chamado de “guarnição”) para cumprir a ordem. Ele é o homem de patente mais alta a bordo a trabalhar com os não oficiais. Acima de tudo, o contramestre cuida da disciplina do navio. Quando os homens saem da linha, o castigo mais comum é o das chibatadas, para o qual se usa o chicote de nove tiras do contramestre. Uma frase de uso comum entre os marinheiros que se metem em encrenca é “o chicote vai roncar”.
Aprendiz de Contramestre: O contramestre tem alguns assistentes que berram as ordens e chamam os marinheiros à atenção, geralmente usando apitos.
Veleiro: O veleiro remenda as velas do navio e faz novas com a lona comprada pelo intendente.
Encarregado do Velame: O encarregado do velame maneja as velas e o cordame. Os marinheiros que trabalham no cordame, acima do convés, são chamados de “homens do velame”.
Encarregado do Castelo de Proa: O encarregado do castelo de proa cuida da vante do navio. Entre suas obrigações, temos cuidar das amarras, medir a profundidade, levantar e baixar a âncora.
Encarregado da Escoteria: O encarregado da escoteria cuida de todas as armas portáteis (mosquetes e pistolas) a bordo do navio e guarda a chave do paiol
de armas.
Armeiro: O armeiro conserta as armas portáteis do navio.
Carpinteiro: O carpinteiro do navio é responsável por todos os consertos, a manutenção e as modificações das partes da embarcação feitas de madeira. Ao carpinteiro geralmente são atribuídos um aprendiz e um tanoeiro (o tripulante que fabrica e conserta barris).
Mestre Bombardeiro
O mestre bombardeiro (ou simplesmente “bombardeiro”) dispara, mantém e conserta os canhões do navio. Só existe uma chave que abre o paiol de pólvora a bordo, e o bombardeiro a leva pendurada ao pescoço. O bombardeiro também precisa saber matemática para configurar corretamente a mira dos canhões. O bombardeiro só tem uma pessoa sob seu comando: o praticante de bombardeiro.
Praticante de Bombardeiro: O praticante de bombardeiro responde ao mestre bombardeiro. Ele está treinando para ser mestre bombardeiro e, a bordo do navio, aprende a dosar e misturar a pólvora e a entender a álgebra usada para apontar os canhões.
Carregadores de Pólvora: Grumetes sem treinamento que estão aprendendo suas posições. São miúdos, rápidos e sabem se virar no escuro, transportando a pólvora do paiol para os canhões.
Cirurgião
O cirurgião de bordo é responsável pela saúde e o bem-estar da tripulação. Usando seus conhecimentos de boticário e médico, ele faz o possível para evitar o escorbuto e os enjoos... uma tarefa nada fácil. Ele também trata os ferimentos dos tripulantes. O cirurgião tem dois marinheiros sob seu comando.
Praticante de Cirurgião: O praticante de cirurgião aprende as funções do cirurgião e o ajuda.
Moço do Cirurgião: O moço do cirurgião é o menino de recados e enfermeiro do cirurgião, velando pelos marinheiros doentes e feridos e comunicando ao cirurgião qualquer alteração no estado dos pacientes.
Marítimo
O marítimo é um navegante experiente em várias posições, mas que ainda não alcançou o posto de oficial. Os marítimos são os marinheiros não especializados mais valiosos do navio e geralmente sugerem ideias e dão conselhos ao contramestre.
Guarda-Marinha
O guarda-marinha é o marujo que está em treinamento para se tornar oficial. Geralmente dedica seus dias a aprender várias posições no navio, colocando sua capacidade à prova em cada função. Costuma ser um marujo veterano, com algumas viagens no currículo.
Marinheiro de Convés
O marinheiro de convés já tem uma ou duas viagens no currículo e experiência reconhecida.
Moço de Convés
O marujo que sabe atar alguns nós e o que fazer para não cair ao mar.
Última edição por Teach em Sex 12 Jan 2018, 14:20, editado 2 vez(es)