Seven Seas

Seven Seas RPG, uma Terra em um universo paralelo no século XVII, a era de ouro da pirataria. Aventuras de capa e espada, batalhas navais e um mundo inteiro pra descobrir e explorar o aguardam.

Fale Conosco

Procurados
Procurados Seven Seas

Últimos assuntos
» Parceria com Hero Story RPG
Básico 1: Iniciantes EmptySex 06 Jul 2018, 15:15 por Eric-Nero

» [Aventura] Um novo começo
Básico 1: Iniciantes EmptySex 29 Jun 2018, 11:03 por OtakuFedido

» [Aventura] Tudo tem seu preço... A ser pago.
Básico 1: Iniciantes EmptyQua 09 maio 2018, 23:04 por Delara

» [Evento] Chegada ao deserto
Básico 1: Iniciantes EmptyQua 02 maio 2018, 09:45 por Hiruma

» [Aventura] A Escola de Feitiçaria Francis para Piratas.
Básico 1: Iniciantes EmptyTer 10 Abr 2018, 13:11 por Francis Mc'Dowell

» [Ficha] Anne Bonny - Anne Bonny
Básico 1: Iniciantes EmptySex 06 Abr 2018, 08:07 por Teach

» O Barco Escravista
Básico 1: Iniciantes EmptyQua 04 Abr 2018, 22:12 por Apolo

» [Tripulação] Bad Company
Básico 1: Iniciantes EmptyTer 03 Abr 2018, 09:09 por Teach

» [Evento] Delegação de Persis
Básico 1: Iniciantes EmptySáb 31 Mar 2018, 15:20 por Hiruma

Prêmios do Mês
Hiruma
Narrador
Eponine
Herói
Missão
Francis
Interpretação
Kristopher
Vilania
Staff Online

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Teach 

Básico 1: Iniciantes EmptyQua 19 Jul 2017, 15:29

Teach

ADM
Você já jogou RPG de fórum? Se sim, as explicações a seguir podem nem ser mais para você e pode até pular para a próxima parte que é onde esse Fórum muda algumas coisas que você está acostumado por aí. Mas se você nunca jogou ou não conhece muito sobre vamos falar um pouco sobre.

Sendo um RPG de forum, você irá criar seu personagem e deverá interpretá-lo através da escrita de seus falas, ações e pensamentos, sempre respeitando a interpretação dos outros personagens e o que é descrito pelo narrador. O funcionamento é muito semelhante aos RPG de mesa, no sentido de que os narradores controlam os NPCs (personagens figurantes, que não são interpretados por players) e andamento da aventura.

Antes de tudo saiba que o elemento principal aqui é a diversão. Em um RPG não existem vencedores nem perdedores, não há narrador vs jogadores e sim uma união para se contar uma boa história, é assim que todos ganham. Mas como tornar essa história boa? Você irá precisar de alguns elementos para isso:

Narração

É o principal elemento do Mestre (aquele que irá narrar o seu jogo), e também é a base de tudo aqui. Com a narração o jogador se sente incluído no cenário e faz ele imaginar exatamente o que há ali descrito, portanto uma narração fraca sem detalhes ou muito pouca descrição torna o cenário e a ambientação fraca para o jogando e atrapalhando sua interpretação. Esse papel é do mestre e o Jogador não precisa se preocupar com isso. Com uma boa descrição do cenário, pessoas a volta, objetos no local tornam tudo mais fácil para o jogador, claro que nada impede do Jogador acabar adicionando algum elemento ao cenário afinal se foi descrito um bar é óbvio que há garrafas cheias e/ou vazias atrás do balcão, e se não fora dito na descrição do Narrador nada impede do jogador incluir isso por exemplo (deixo avisado que o que impera nisso é o bom senso, afinal garras e bar se associam, não queira surgir com elementos que não fazem sentido ao local descrito).

Personagem

Conheça seu personagem, pode ser simples isso, mas o seu personagem vai além dos números que há na ficha, uma boa personalidade e história definem bastante como ele é. Em Seven Seas você tem muitas ferramentas na ficha que falam sobre seu personagem mais que números, como suas Formações, Vantagens e Arcana, todos dando um traço a mais para a personalidade dele. Entre em seu personagem, pense a aja como ele agiria em tal situação. Pode parecer besta, mas você sabendo cada parte da sua ficha ajuda mais ainda a saber o que você consegue e o que te dá bônus na hora certa e isso torna o próximo passo muito mais fácil para você.

Interpretação

A interpretação é a chave para definir um bom jogo de RPG e ele deve ser o foco de todo Jogador. Isso não só enriquece o seu personagem, assim como ajuda no trabalho do mestre para entender melhor o que você realiza na cena. Lembrando que a interpretação está diretamente relacionado a sua ficha, cuidado com seus atributos e descrições e interpretar errado.

O post, mecanicamente, possui uma descrição por meio de narração de seu personagem (ênfase em SEU, não venha querer jogar com personagem dos outros ditando o que eles farão isso eu falarei mais a frente), podem ter falas e podem ter pensamentos (estes dois últimos são opcionais). Segue abaixo exemplos de como se pode agir em uma narração do mestre onde ele especifica:

"Você entrou no beco da vila, nas casas abandonadas. O assassino deve estar com as crianças, encurralado. Há algumas casas com barulhos de portas se fechando e gritos como:

- Aquele demônio está perto! Pelos deuses antigos!!!

A única casa que não saiu som algum foi a última, abandonada e cercada por árvores mortas em um terreno sujo e mal tratado. Com certeza, após a perseguição e as lutas anteriores ele está vulnerável a um golpe certeiro e final."


Exemplo 1
Teach entrou na casa, olhando para o inimigo e o atacou com sua espada, gritando de ódio e atacando o pescoço do alvo.

Sério, não sejam essa pessoa. Você falou o que tinha que fazer, fato! Mas você não pegou o "espírito da coisa". Tente dar uma encorpada, um clima propício e descreva como se estivesse descrevendo para seu mestre, pessoalmente...

Exemplo 2
Teach, atento quanto ao inimigo presente dentro da casa, tomou fôlego e, com um golpe bruto utilizando a perna, entrou no recinto encarando o alvo. Sem exitar, Teach desembainha sua espada, atacando velozmente o adversário sem piedade no pescoço. Seu grito de ódio e rancor foi suficiente para abafar o som volta.

Estamos melhorando, e muito! Isso já é o suficiente para descrever o que fez, como fez e como se sentia, observando a raiva do vigilante guerreiro. Muito próximo ao que você diria se estivesse jogando RPG de mesa. Mas quem disse que esse é o limite? Você pode adicionar pensamentos e falas de seu personagem além das ações.

Você não é obrigado a descrever assim, muito menos obrigado a ser melhor que isso, mas nada te impede de assim o fazê-lo. Você dá vida a sua escrita, interpretando bem seu personagem lembrando de não fugir para o surreal. Leve em conta a narração do mestre, acrescente informações de turnos passados e transforme aquele instante em um acontecimento notório, não deixe que seja apenas "um turno qualquer de um jogo por texto". Aqui, nem o céu é o limite...

ALERTA ESPECIAL:

METAGAME
De forma genérica, metagame pode ser definido como qualquer estratégia, ação ou método utilizado em um jogo, que vai além do escopo das regras pré-estabelecidas. Trata-se dos fatores externos que influenciam a disputa.

Em um RPG, com exceção do MMORPG, METAGAME também existe, também é usado mas, diferente de outros jogos, não é bem visto. Imagine se Star Wars fosse somente um jogo e o jogador que controla Luke Skywalker já soubesse que Darth vader era seu pai? De certo atitudes diferentes seriam tomadas, escolhas repensadas e o desfecho poderia ser um pouco diferente. O quão impactante isso é no RPG? Absurdamente grande, pois você é visto como aquela pessoa que não consegue zerar o joguinho e fica usando cheat de internet ou gameshark (too old) para parecer o proz0rd best player BR do momento. Rapaz, isso te torna um fracote sem moral e ainda estraga o roleplay dos outros.
Você pode saber tudo sobre o contexto FORA DO JOGO, sendo um JOGADOR, mas seu PERSONAGEM não tem o mesmo conhecimento que você e nem saberá MAGICAMENTE só porque VOCÊ sabe. Então sim, se seu personagem nunca viu The Hound vai rir das cicatrizes na cara dele que o deixaram parecer um mongolóide abobalhado. Sim, você vai apanhar por isso (e muito) e sim, você como JOGADOR sabia disso o tempo todo.

Você não faz, você TENTA fazer!
Num jogo de RPG, o responsável por determinar o resultado de TODAS as suas ações é o Mestre ou o valor do dado (RNGesus), portanto, e é ele quem tem a palavra final sobre tudo. Em Seven seas os jogadores tem como escolher o que suas ações irão resultar devidoaos Riscos, consequências e oportunidades para gastar com suas apostas, mas não há como saber o que vem depois. Assim sendo, lembre-se sempre disso ao interpretar, pois dizer "eu ataco ele!" não é sinônimo de atingir o ataque.

Evitem erros Ortográficos.
Essa é mais uma regra geral, mas como aqui é um RPG escrito tentem usar sempre um corretor de texto, ou façam seus posts no Word. Erros e Abreviações desnecessárias acabam deformando seu post, deixando-o extremamente feio e fútil. Releiam sempre antes de postarem para verificar erros bobos. Façam descrições legíveis e procurem utilizar as ferramentas de texto ao seu favor.


Dito isso, parabéns a você que leu tudo e chegou até aqui, espero que tenha te ajudado a compreender um pouco mais de um RPG por fórum ou relembrar a você que já sabia, qualquer dúvida veja o F.A.Q ou pergunte diretamente a um Administrador ou Moderador.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos

 
Parceiros
 | Banner PRNR | Naruto Dimension |  | Gray Island |  |  |  |  |  |  | Básico 1: Iniciantes 7g5rv2s |  |  | Bulba RPG |  | :: Topsites Zonkos - [Zks] :: |