(Não é Nação para ser escolhida, mas pode-se fazer parte)
teve a coragem de seguir suas convicções. Nós temos."
- George Rourke
Vinte anos atrás, um time de mercadores avalonianos e vesteneses fundaram uma empresa de transporte destinada a crescer e ser a primeira corporação multinacional do mundo. Respondendo a nenhuma coroa, a Companhia de Troca Atabeana aterroriza as Nações teanas. Em busca de riquezas com um pragmatismo sangrento, ele aterroriza os nativos de Atabea e os prisioneiros ifrianos. Mas deixem eles se preocupar. A Companhia sabe a verdade: ela é o futuro.
Filosofia da Companhia
Explorar locais perigosos e não mapeados. Encontrar nativos. Matar eles. Pegar o que é deles. Sob seus restos mortais e de sua sociedade, construir sua própria imagem. Ligar com as coisas que você construiu em um sistema de lucro crescente. E rir da cara das autoridade que exigem que você não faça nada que você queira ou te enriqueça.
Essa é a filosofia e missão da Companhia de Troca Atabeana: fortuna e liberdade construída na privação e escravidão daqueles mais fracos que você. É um conto tão antigo quanto o tempo, mas trazido a vida com uma precisão e acuidade assustadora, construído com dinheiro teano e poder em algo unicamente maligno.
A Companhia é a clássica megacorporação Vilanesca: extensa, impiedosa, eficiente, se importando apenas com próprio umbigo. Ainda assim seus princípios lembrar aqueles que inspiram muitos aventureiros heroicos. A Companhia providencia aos jogadores uma ampla oposição, obstáculos ou alvos para suas escapadas. Mas se um Herói ceder as tentações de lucro ou poder acima dos outros... a Companhia o espera com uma bela comissão. Não há pecado, de acordo com a Companhia, em querer algo que seja por direito seu.
É um sinal a jovens homens e mulher por toda Théah, uma filosofia que emprega os melhores a usar suas habilidades e talentos para o mais nobre das ocupações — para o bem de todos —se, entender o que esse bem irá custar. O lema da Companhia, embelezado pelos seus corporativistas é simples: "Nem Vontade Nem Poder Além do Meu"
Operações da Companhia
Como um polvo perverso, a Companhia é esperta, sútil e boa em usar métodos não convencionais, enrolando seus tentáculos em vários empreendimentos lucrativos.
Mercadorias e Transporte
Um terço do negócio da Companhia é comprar, vender e transportar mercadorias. De especiarias e cana de açúcar a licor a madeira a cospors de valiosos monstros de Atabea, se alguém em algum lugar irá pagar, a Companhia chega lá.
Eles compram mercadorias barato por comprarem em massa. Então eles usam sua rede de informações para ahcar o cliente que irá pagar o melhor preço. Mas eles não apenas transportam seu próprio produto. Se você precisa enviar algo de Gosta a San Sancha, a Companhia é o jeito mais barato para isso.
Eles vendem a preço menor que as outras companhias por algumas razões. Primeiro, eles são donos de todas ou uma parte maior de embarcações que qualquer outra companhia — maior até que algumas marinhas. Segundo, eles usam todos os cantos possíveis do navio, o que é notoriamente desconfortável, inseguro e mal guardado. Terceiro, a Companhia perde poucas mercadorias devido a seus contratos que faz com piratas.
Um Diabo Conhecido
Imagine que você é um capitão pirata. Um dia, você avista um galeão navegando no Mar de Atabea. Sua luneta revela que eles possuem poucos defensores armados a bordo. Você estende sua bandeira e persegue o galeão.
Quando se aproxima com suas cordas e tábuas para invadir o outro navio, o capitão do galeão colocou uma mesa com chá no convés. Quando ele te convida a bordo, você não se lembra da última vez que tomou um delicioso copo de chá. Você se senta e exige que eles entreguem todas as mercadorias (ou, se está com alguma suspeita aponta sua arma para ele). Você não se importa em tomar o navio porque você não consegue entender como um galeão tão mal cuidado consegue ainda flutuar.
Você pode pegar a mercadoria, diz o capitão. Mas porque se contentar com apenas isso quando você pode assinar um contrato que vai te providenciar saques, mapas atualizados, reparos baratos, escravos com descontos, portos seguros e compradores confiáveis?
O capitão desenrola um contrato e coloca na mesa para você ler. Os benefícios são modestos. Mas eles aumentam com cada capitão pirata que você convencer a assinar o mesmo contrato que ofereceram a você — e é claro que eles vão assinar, com um contrato tão bom e vindo de uma figura tão imponente e influente como você. Você recebe um endereço na cidade livre do Forte Liberdade onde você pode levar o seu contrato e receber recompensas se os capitães que você recrutou confirmarem. Você vai embora, com seu depósito vazio, com confiança de riquezas inimagináveis no horizonte.
Um Diabo Desconhecido
O Mar de Atabea é cheio de piratas não contratados. Como a Companhia cuida de piratas desinteressados em seus planos?
Os galeões que não valem quase nada não possuem defesas e nem valem a pena ser defendidos. Navios de guerra de Elite da Companhia escoltam carregamentos de alto valor, mas essas embarcações são raras. É depois que você rouba uma navio da Companhia que você tem que se preocupar. A Companhia é cheia de informantes pafos para avisar onde quer que você aportar. Piratas contratados caçam você para ganhar mais benefícios da Companhia. Se você tiver uma reputação perigosa, Lærke Ulriksdottir e seus soldados irão caça-lo. A primeira vez que pega-los eles irão marca-lo com a letra P. Se você é capitão de um navio ou já possui a letra P, eles irão executa-lo e espetar sua cabeça nas muralhas do Forte Liberdade.
A maioria dos piratas já está acostumado aos perigos de embarcar em um navio inimigo e cruzar espadas com guardas armados. Eles estão até preparados para perder um olho ou membro, sabendo que seu contramestre irá recompensa-los por sua bravura e sacrifício. Mas após uma tripulação Atabeana deixar você pegar o carregamento, colocar em seu navio e deixar-lo ir embora, você vive com medo. Você sabe que a Companhia mantêm registros de todas as suas compras, transportes e perdas. Você sabe que qualquer um que ver você vender essa mercadoria pode reconhece-lo e relatar para um agente da Companhia. Você sabe que seus novos companheiros de bebida em uma taverna no porto podem checar seu rosto com um cartaz de procurado se eles notarem o quanto você gasta. Esse sentimento é igual ao que a maioria dos piratas que escolheram essa vida decidiram deixar para trás: culpa.