O Heroína mitológica vestenesa, Ekerila, é a responsável por descobrir — ou redescobrir — a antiga futhark, o idioma dos deuses. Mas Ekerila cometeu um terrível erro. Ela confiou as pessoas erradas esse dom, e o poder caiu nas mãos daqueles que usariam de maneira errada. Ela lutou o resto de sua vida para corrigir esse erro, para garantir que apenas aqueles que fossem dignos pudessem ser confiados o poder do Galdr.
Ela falhou, porque sua tarefa era impossível. Uma vez que tal poder escapasse de suas mãos para chegar em outros, ele nunca poderia esperar reconquista-lo. Apesar do poder do Galdr sem raro na Vesten moderna, ele começou a ter uma ressurgência na história recente. Um vestenês tradicional vê isso como um dos Modos Antigos, um lembrete de tempos em que os deuses falavam através das fúrias do vendo e trovoões e o quão sábios e bravos eram os guerreiros encarregados desse poder. Um vestenês contemporâneo encara isso como uma ferramenta poderosa em sua missão de dominar o resto de Théah.
Aqueles que conhecem o futhark e sabem como usar sua magia são chamados de vala. Alguns na moderna Vestenmennavenjar pensam que qualquer um afirmando ser um vala não passa de um charlatão, um oportunista usando uma palavra poderosa para amedrontar aqueles a sua volta. De certo modo, eles estão certo — mas vala não é a palavra de poder que eles invocam, é quando o poder de Galdr se revela, ninguém além dos mais obstinados negam sua potência.
Aqueles que se chamam de Os Investigadores da Palavra de Ekerila fazem o que podem para policiar aqueles que afirmam ser um vala. Um vala geralmente não tem interesse em se sujeitar as regras dos Investigadores, cuja influência política é duvidosa no melhor dos casos. Além disso, você só precisa olhar para o maior inimigo político de Vestenmennavenjar para ver o que acontece com aqueles com a sua Feitiçaria regrada e regulada, e nenhum vala inveja o status de uma Strega.
Como Funciona
A cada vez que você compra a Vantagem Feitiçaria, você aprende duas runas do futhark e pode chamar por seus poderes para ajudar seus aliados ou atrapalhar seus inimigos. Essas runas possuem duas palavras e, por isso, dois efeitos — stort merke (grande marca) e litet merke (pequena marca). Escrever qualquer merke de uma runa não requer nenhuma magia. Qualquer criança pode conseguir desenhas sua forma. Um vala tece as runas juntas e coloca a sua vontade na escrita, infundindo a runa com magia.
Não é o desenho da runa que cria magia. Um vala frequentemente carrega pequenas tabuletas de argila com inscrições rúnicas comuns e quebra ou arremessa elas no chão para ativar suas magias. Um vala também aprende a desenhar as runas rapidamente na terra com nada além de um graveto ou dedo para rapidamente transformar a forma da runa em pedra com cal. Nesse cado, simplesmente destruir a escrita rúnica liberta a magia de Galdr.
A litet merke sempre modifica a stort merke, e um vala tece as duas runas juntas em sua escrita, quase que inseparavelmente entrelaçado. Mas há um terceiro elemento para a magia de Galdr, uma terceira runa — o nome do vala, escrito por ele próprio. por causa disso, os desenhos ou tabuletas escritos por outros não contêm magia. Ao escrever seu nome junto as palavras de poder, o vala vincula a magia a sua própria vontade e modela ela para mudar o mundo a sua volta.
Cada vez que um vala ativa seu Galdr, ele usa um Ponto Heroico e escolhe a stort merke de qualquer runa que ele sabe para ganhar seu efeito. Então, ele escolhe uma litet merke de qualquer runa que conheça e ganha seu efeito. Se ele desejar, pode escolher a mesma runa duas vezes. Ativar um Galdr durante uma Ação ou Sequência Dramática custa uma Aposta além do Ponto Heroico. Muitas litet merke adicionam outro efeito ao alvo de sua stort merke. Caso a stort merke que você ativa não possui um alvo específico (se a stort merke não diz "escolha um personagem", por exemplo), então sua litet merke pode selecionar qualquer personagem na mesma Cena que você. Caso sua stort merke especifique que você escolha um personagem para afetar, a sua litet merke sempre afetará o mesmo personagem.
A "Maldição" Galdr
Galdr é uma magia de equilíbrio. O futhark representa ambos um ideal e seu oposto. Usar uma runa para prosperidade eventualmente levara a uma perda, usar uma runa para amor eventualmente levará a um coração partido. Mesmo que a perda não seja o mesmo, a runa sempre acabara em equilíbrio. Por isso, usar um Galdr contra seus inimigos pode eventualmente levar a boa sorte por eles. Aqueles não iniciados nas magias de Vestenmennavenjar teme um vala e seu poder, medo de ter uma runa usado contra ele. Enquanto o efeito inicial pode ser doloroso, ele quase sempre acaba em uma dádiva para o alvo. Poucos sabem que qualquer boa sorte que pode vir até eles é por causa de um Galdr, e poucos vala admitem isso.
É claro, o preço que o vala paga por usar sua magia é menos conhecido e mais desastroso. Se um vala usa seu Galdr sem o desejo específico para isso — significando que ele usa no calor do momento, ou por piedade — a efeito de equilíbrio da runa acaba se voltando a ele. O poder místico que une o mundo junto não deixa ele interromper o equilíbrio, e é frequentemente mais punitivo que o normal.
Um vala treina por anos antes de começar a criar runas pelo propósito de usar o Galdr. Quando ele cria suas runas, ele o faz com um propósito, colocando sua própria força vital nas runas. Quando ele usa as runas que ele criou, ele quebra essa vontade a transformando em uma força que muda o mundo. O vala sabe que se o Galdr foi usado corretamente ou não e pode sentir a magiar trabalhando através e a partir dele. Se seu personagem usar Galdr em um ato de ódio, paixão ou razões sem pensar, o Narrador pode usar um Ponto de Perigo para infligir o coice da stort merke no Herói. Ele não recebe o efeito positivo da merke, apenas o negativo.
A DÉCIMA TERCEIRA RUNA
Alguns vala contam sobre uma décima terceira runa, uma escondida por Ekerila antes de ela dividir o futhark com seu povo. Eles dizem que essa runa possui o poder sobre a vida e a morte, uma runa tão poderosa que até mesmo mencioná-la invoca o seu poder. Enquanto a maioria dos vala sabe da história de Ekerila e seu futhark, muitos interpretam ela diferente. Alguns acreditam que essa poderosa runa é simplesmente a magia das próprias runas, um aviso contra usar as runas muitas vezes ou para propósitos fúteis e o severo ricochete daqueles que abusam de seu poder. Outros acreditam que Ekerila explorou a própria magia dos mitos e podia se comunicar com os deuses. Ainda outros acreditam que sua runa final tem o poder de matar ou dar vida, ou ambos tirando a vida de alguém para dar a outra pessoa.
Poucos valas ativamente buscam o conhecimento da décima terceira runa. Apesar do que eles acham que a runa representa, eles coletivamente concordam que Ekerila escondeu a runa por uma boa razão. E até os mais imprudentes vala sabem para não brincar com o Galdr. Apenas os mais velhos e sábios Ypperste Prest deveriam ter acesso a esse tipo de poder, e poucos vala de hoje em dia afirmam esse tipo de conhecimento. Aqueles que tem praticado Galdr por anos sabe especialmente dos perigos de utilizar as runas por ódio ou outra razão leviana.